sábado, 31 de março de 2012

CARBOIDRATOS

Carboidratos tornaram-se o alvo de muitas dietas nos últimos anos. 
        Antigamente falava-se em cortar gorduras, mas a moda agora é cortar açúcar e carboidrato. No entanto, o desafio é fazer as melhores escolhas e diferenciar entre bons e maus carboidratos para ter uma dieta saudável e manter o peso ideal.

O que são carboidratos?

O bloco básico de construção de todo carboidrato é uma molécula de açúcar, uma união simples de alguns átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Carboidratos são divididos em duas grandes categorias:
1)       Carboidratos simples são blocos únicos ou duplos, incluem a frutose (açúcar de frutas), dextrose ou glicose (açúcar de milho), sacarose (açúcar de cana ou açúcar caseiro) e a lactose (açúcar do leite).
2)       Carboidratos complexos são cadeias formadas pela união de milhares de blocos de carboidratos simples, incluem o amido (farinhas de trigo, polvilho) e as fibras.

Digestão dos carboidratos


       O sistema digestivo lida com todos os carboidratos basicamente da mesma maneira: quebrando-os em moléculas simples para que possam ser absorvidas através da mucosa digestiva até a corrente sanguínea.            
       Uma vez na corrente sanguínea, o carboidrato principal é a glicose que será utilizada como fonte de energia universal por todos os órgãos.
       As fibras são a exceção, pois são longas cadeias de carboidratos que não podem ser digeridas, passando intactas pelo tubo digestivo. As fibras desempenham funções que assemelham-se à limpeza e depuração de substâncias nocivas ao organismo.

Fonte: Postado em Dieta e alimentaçãohttp://www.bancodesaude.com.br/dieta/carboidratos<disponível em 31.03.2012>

Nenhum comentário:

Postar um comentário